Informatização

                                                                                                                                                    13/02/2015 

       O atual sistema Herbário IAC "On Line" foi iniciado em 2002, sendo desenvolvido pelo PqC (Pesquisador Científico) Pedro Luís Guardia Abramides e permite consultas e gerenciamento dos dados do material herborizado, via INTERNET 'on line', empregando as liguagens ASP, VbScript, SQL e Html.

       O processo de informatização da coleção foi iniciado em 1995, pela Assistente Técnica Patricia H.P.G.C. Campos, da equipe de computação do IAC, através de um programa utilizando a linguagem Cliper, que permitiu a criação de um banco de dados parcial do acervo (cerca de 18.000 registros).

 

    Em 2001, todos aqueles registros informatizados foram recuperados para um banco de dados Access, com o objetivo de possibilitar maior agilidade para consultas e maior confiabilidade no registro das informações, o que foi realizado pela Analista de Sistemas Raquel Lopes.

      Atualmente, continuam em pleno andamento os trabalhos de digitação de dados, padronização de informações e desenvolvimento do software, contando-se hoje com 53.475 números informatizados de um total de 56.463 (94,71%) registros. Ainda, se pretende a melhoria e atualização do sistema de informatização, com consistência de dados e utilização de linguagens atuais, o que está sendo feito em parceria com João Paulo de Carvalho.