Informatização

                                                                  27/03/2015                                                (valores constantemente atualizados; texto atualizado em 01/12/2017)

       O atual sistema Herbário & Sementeca IAC "On Line" permite consultas e gerenciamento dos dados do material herborizado, via INTERNET 'on line', empregando as liguagens ASP, VbScript, SQL e Html, tendo sido iniciado em 2002, por Pedro Luís Guardia Abramides (na ocasião, PqC - Pesquisador Científico), em parceria com a equipe de pesquisadores e colaboradores do Herbário IAC.

       Além de disponíveis através do próprio site do IAC (Instituto Agronômico) - http://herbario.iac.sp.gov.br/ - os dados da coleção são disponibilizados através de redes de coleções e herbários nacionais, ou seja, SpLink (http://www.splink.org.br/index?lang=pt) e INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (http://inct.splink.org.br/), e internacionais, GBIF - Global Biodiversity Information Facility  (https://www.gbif.org/dataset/1064b787-c882-493e-b17d-4ffba363b776/activity).

     O processo de informatização da coleção havia sido iniciado em 1995, por Patricia H.P.G.C. Campos (Assistente Técnica), da equipe de computação do IAC, através de um programa utilizando a linguagem Cliper, o que permitiu a criação de um banco de dados parcial do acervo (cerca de 18.000 registros).

     Em 2001, todos aqueles registros informatizados foram recuperados, por Raquel Lopes (Analista de Sistemas da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), para um banco de dados Access, com o objetivo de possibilitar maior agilidade para consultas e maior confiabilidade no registro das informações.

     Posteriormente, em 2014, alguns incrementos foram possíveis através atuação técnica de João Paulo de Carvalho, do Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do IAC, fundamental para a disponibilização e funcionamento atual do sistema.

      Atualmente, continuam em pleno andamento os trabalhos de digitação de dados, padronização de informações e desenvolvimento do software, contando-se hoje com  54.447 (96,10%) números informatizados de um total de 56.659 registros.